Braço robótico que transmite sensação do toque é testado nos EUA

Braço robótico que transmite sensação do toque é testado nos EUA
Braço robótico que transmite sensação do toque é testado nos EUA

Pequisadores da Universidade de Pittsburgh (EUA) divulgaram na revista científica Science os resultados de um estudo que apontou o sucesso dos testes de uma prótese de braço comandada pela mente e capaz de transmitir a sensação do tato para o usuário.

+ Teste: Sennheiser IE300 é fone de ouvido premium para audiófilos
+ Confira quais são as promoções do Days of Play 2021
+ Leilão virtual de bens apreendidos de crimes de corrupção tem vinho do porto avaliado em R$ 3.162
+ Aprovada Medida Provisória que reduz imposto para Netflix, Disney Plus e Amazon Prime Video

O voluntário Nathan Copeland, com paralisia do peito para baixo desde que sofreu um acidente de carro há 15 anos, consegue movimentar o membro robótico a partir de implantes no córtex sensorial e motor. Em versões anteriores, o comando dos movimentos era feito a partir dos olhos. Mas a falta de uma resposta tátil tornava mais difícil de manipular objetos. O que é possível com a nova tecnologia.

O estudo avança em relação a uma pesquisa prévia que descrevia a capacidade de reativar sensações de um membro perdido a partir da estimulação elétrica de certas partes do cérebro.

“Ainda temos um longo caminho para percorrer para tornar as sensações mais realistas e trazer esta tecnologia para a casa das pessoas. Mas quanto mais próximo chegamos de recriar as respostas normais para o cérebro, melhor elas serão”, destaca o pesquisador Robert Gaunt, um dos coautores do estudo.

Back to top